O Rapel é uma técnica vertical de descida, utilizando cordas, procedimentos e equipamentos específicos. Foi criada a partir das técnicas do alpinismo. Atualmente, o Rapel se tornou um método simples, praticado por esportistas, cientistas, militares, bombeiros, turistas e aventureiros. Ou seja, pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que haja um total preparo e segurança. Portanto, é considerado um esporte radical perfeito para iniciantes que têm no sangue uma pitada de audácia e pretendem fugir dos esportes e atividades convencionais.
Como garantir a segurança no rapel ?
Como em qualquer esporte radical, existe um certo risco de acidentes. Mas, usando equipamentos certificados e seguindo as normas de segurança, é possível controlar os riscos. O problema é que muita gente ainda persiste em não usar capacete, luvas, abusa da vida útil dos equipamentos e não segue as recomendações na hora da descida. É comum ver gente descendo rápido demais e em posições que dificultam o controle da corda, dando uma tremenda sopa para o perigo.
Durante a pratica do turismo de aventura devemos seguir as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):
ABNT NBR 15.397 – Condutores de Montanhismo e de Escalada – Competências de pessoal
ABNT NBR 15.501 – Turismo de aventura – Técnicas verticais – Requisitos para produto
ABNT NBR 15.502 – Turismo de aventura – Técnicas verticais – Procedimentos
Podemos ainda buscar informação na ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
Uma outra dica para os praticantes, em Pernambuco, é a consulta da APETUR – Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico. A associação pode ajudar na busca por referências de parques e empresas especializadas que oferecem os tipo de serviços de aventura.
VEJA TAMBÉM: Corda de Segurança Para o Trabalho em Altura
ATENÇÃO !!!
Um princípio fundamental para atividades em altura é a dupla segurança com um bom plano de resgate. Assim, se vai praticar o Rapel com alguma agência de aventura, certifique-se que o seu instrutor seja certificado, tenha experiência, equipamentos adequados e conhecimento suficiente para realizar um possível resgate quando necessário.
CLIQUE AQUI e fique por dentro do nosso calendário de cursos.
IMPORTANTE: Não confundir o treinamento para os trabalhadores CLT que executam NR 35 Trabalho em Altura (construção civil, torre de telecomunicação, escadas, andaimes, etc) com treinamento de rapel. Infelizmente essa prática existe devido a falta de proficiência dos instrutores contratados para ministrar treinamento de NR 35. Quando isso acontece, o treinamento passa a ser uma recreação. Haja vista que nenhuma técnica de rapel deve ser utilizada para atividade profissional ou serviço em altura.
tenho interesse nesse curso e gostaria de ser informado quando será o próximo.
Olá Maurílio.
Pode nos adicionar no seu whatsapp ?
O nosso whatsapp é (81) 992829296