Você está visualizando atualmente Validade da Calibração de Detector de Gás

Validade da Calibração de Detector de Gás

Nos cursos de formação e reciclagem de supervisor de espaço confinado, é comum a dúvida de quando e como definir a validade de calibração de detector de gás portátil. E quando estamos em campo, executando alguma liberação de entrada em espaço confinado, temos como ter a certeza se o aparelho foi e está calibrado corretamente?

Acaba não existindo um consenso sobre este assunto. Muitos definem a validade de calibração de detector de gás como sendo de 1 ano, outros dizem 6 meses e outros dizem que não tem validade.

As dúvidas são muitas e por isso estamos aqui para lhe ajudar. Vamos lá!

O que é Calibração

Calibração é o conjunto de operações que estabelecem uma relação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os valores estabelecidos por padrões.

O Guia Técnico da NR 33, no anexo V, traz a definição para calibração de detector de gás como sendo a operação estabelecida em 2 etapas:

  • 1º etapa: verificar a relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas;
  • 2º etapa: utiliza esta informação para estabelecer uma relação, visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.

Calibração de detector de Gás

Vamos resumir o entendimento de calibração como sendo:

 a operação que tem como objetivo comparar um padrão de referência com o equipamento alvo, objetivando avaliar o seu desempenho. E se necessário se faz o ajuste.

> Procurando se especializar e se diferenciar? Confira a nossa agenda de cursos e fique por dentro do próximo curso de Supervisor de Espaços Confinado.

Por que você deve ficar atento à Calibração de Detector de Gás

É importante destacar que instrumentos de medição sofrem desgastes devido ao uso e pela vida útil dos seus componentes eletrônicos. Os sensores se degradam ocasionando falhas por envelhecimento, ressecamento, danos mecânicos ou podem falhar após a uma super exposição causando a saturação dos sensores.

Esses desgastes afetam o seu desempenho e diminuiu a capacidade de medir precisamente as concentrações de gás.

A calibração ajusta o instrumento para compensar este declínio de sensibilidade. Durante a calibração, os sensores são expostos a concentrações conhecidas de gases de calibração e, quando necessário, o instrumento deve ser ajustado para assegurar uma medição precisa.

Quando o sensor está degradado além de um nível aceitável, não é possível realizar mais ajustes e o sensor não mais pode ser calibrado.

De quanto em quanto tempo você deve fazer a Calibração

O fato do equipamento ter sido calibrado hoje, não significa que ele passa no teste resposta daqui a um mês por exemplo, já que os sensores estão sujeitos a vários intemperes durante a utilização, após a calibração.

É recomendado fazer uma calibração em laboratório especializado nas seguintes situações:

Calibração de detector de gás

 

  • Após a instalação (ou reposição) de um novo sensor.
  • Quando houver situações em que o aparelho sofreu algum tipo de intercorrência como: quedas; vibrações ou choques; que podem causar descalibração do equipamento.
  • Ao realizar manutenções periódicas e consertos no dispositivo, a fim de ter a garantia de sua precisão.
  • Políticas e normas escritas de segurança da sua empresa.

 

Independente da calibração realizada por laboratórios especializados, é importante e normativo fazer o teste resposta ou bump test.

O Guia Técnico da NR33 traz o seguinte entendimento

33.3.2 Medidas técnicas de prevenção:

j) testar os equipamentos de medição antes de cada utilização.

Além do seguinte Comentário:

Antes de cada utilização, o Supervisor de Entrada deve: ajustar as configurações do equipamento de avaliação; verificar a carga das pilhas ou baterias; testar os sensores (bump-test); confirmar se a mangueira não está obstruída; bem como observar as recomendações do manual de operação.

Calibração de detector de gás automárica

Já o manual de operação da Industrial Scientific traz a indicação de fazermos os testes diários aplicando o gás.
Após este procedimento o equipamento entra no modo de monitoramento ou vai exibir a mensagem na tela de “falha no teste geral diário”. E, por fim, vai acionar um alarme sonoro.

Ao realizar o teste resposta, ou bump test, você pode perceber a necessidade de entrar no modo calibração e ajuste dos sensores.

Caso isto aconteça, você poderá seguir o manual do próprio fabricante, ou utilizar a DSX Docking Station,

Se após este procedimento o equipamento não apresentar a devida confiabilidade, ai sim a recomendação é buscar um laboratório especializado para verificar o que esta acontecendo com o instrumento de medição.

Uma das vantagens de se utilizar a DSX Docking Station é a automatização do bump test, calibração e ajuste com emissão de um certificado de calibração sempre que o equipamento for acoplado. Dessa forma, todos os dias você tem o registro que o detector de gás passou por todos esses procedimentos. Tendo a garantia que ele esta 100% funcionando.

Para concluir…

Não existe validade de calibração de detector de gás. Observe que o certificado de calibração não traz data de validade. Assim como, as NR 33 ou da NBR 16577  não citam nada referente ao prazo de validade de calibração de detector de gás.

CURIOSIDADE: Você sabia que a obrigatoriedade de calibração de detector de gás em laboratório RBC é uma pratica obrigatória exclusivamente do BRASIL?

Comente aqui as suas dúvidas e juntos vamos aprender cada vez mais.

Felipe Duarte

Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, especializado em projetos de Linha de Vida e Ponto de Ancoragem. Diretor Financeiro e Administrativo da Ranger SMS.

Este post tem 10 comentários

  1. Lucas Barros

    Boa, muito bom conteúdo. Parabéns!

  2. Antonio Marcolino

    Adorei o conteúdo. Infelizmente ainda existem pessoas mal informadas que exigem que o certificado de calibração tenha no máximo 01 ano, algo que como foi falado anteriormente não é exigido por Norma.
    Parabéns e continuem nessa pegada, vocês ajudam bastante.

  3. Leonardo Silva

    Bom dia, excelente material, são poucas empresas que hoje compartilham tantas informações visando o lado comercial, Ranger sempre vem inovando e compartilhando com parceiros ou não as novidades de mercado relativo as melhorias na prática no tocante a Segurança das pessoas, que seja em modalidades esportiva ou industrial.

    Parabéns Ranger!

  4. Ewerton Batista de Araújo

    Parabéns pelo excelente trabalho e por compartilhar informações tão importantes para nossa área!

  5. Rildo Moraes

    Parabéns Felipe pelo excelente conteúdo publicado e esclarecedor.
    Posso publicar esse artigo na página da minha empresa PROLIFES. Pois aqui no Norte as empresas ensistem na calibração anual.

    1. Felipe Duarte

      Mas, estas empresas podem realizar a calibração até semestral se acharem oportuno e seguro dentro do seu respectivo processo. Só não podem exigir como força de norma que a calibração em laboratório seja mensal, semestral, anual. Mas se no procedimento interno da empresa, exigir essa obrigatoriedade por conta de alguma característica de processo, podem calibrar em tempos menores ou maiores a um ano, mas não podemos afirmar que é por conta de a calibração vencer.
      Calibração não tem validade.
      O equipamento pode ser calibrar em laboratório hoje e daqui a alguns dias o equipamento falhar, antes de atingir a próxima data pré-estabelecida para calibração em laboratório.
      Valorize o bump-test utilizando o cilindro, este sim vai lhe trazer a garantia que os sensores do seu equipamento esta funcionando de forma correta.

    2. Felipe Duarte

      Com certeza Rildo, pode publicar na página da sua empresa. Se possível, apontar o nosso site como fonte de pesquisa. E quando publicar, compartilhe conosco para divulgar o nosso trabalho no seu site. Mande o link no meu whatapp 81 992626559

  6. Roberta

    Se tem periodicidade porque os certificados tem válida de um ano.?

    1. Felipe Duarte

      Os certificados de calibração não devem trazer validade.
      O certificado de um determinado equipamento, apenas atesta que naquela data ele foi devidamente aferido e ajustando, confomre a necessidade da calibração.
      Essa aferição pode ser desregulada por uma questão de um choque, como uma simples queda. Aparentemente não danificou o equipamento, mas ele pode ter perdido a precisão, ou seja não esta mais calibrado.

Deixe um comentário