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Teste De Carga Para Ancoragem No Concreto É Obrigatório?

A dinâmica referente aos esforços gerados durante uma queda no trabalho em altura é um assunto bastante conhecido pelos alpinistas e profissionais de acesso por corda. Porém, no ambiente da engenharia e da segurança do trabalho, podemos dizer que é um assunto que ainda gera muita dúvida. Principalmente quando falamos de teste de ancoragem, teste de carga, esforços de uma queda, dimensionamento de uma linha de vida, zona de queda livre, resgate em altura, linha de vida fixa ou linha de vida temporária com cabo de aço ou corda, entre muitos outros.

E quando falamos em teste de ancoragem aplicando uma carga, existe um conceito disseminado por alguns instaladores e fabricantes de ponto de ancoragem referente a necessidade de realizar o teste de extração ou arranque da ancoragem após a sua instalação, aplicando uma carga de 1.500 Kgf.

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Mas o que diz a NR 18 sobre Teste de Carga?

Confira outras dicas para o seu projeto de Linha de Vida.

Conforme orientação do auditor fiscal do trabalho Luiz Antônio Lumbreras Rocha0 (considerado um dos pais da NR 18), atualmente não existe norma brasileira nem procedimento de teste descrito que nos obrigue a realizar teste de carga individual de 1500 kgf para as ancoragens.

Em 08/05/2012 o Ministério do Trabalho alterou a NR 18 que trata dos trabalhos na construção civil que foi atualizada e trouxe o seguinte texto:

18.15.56.1 Nas edificações com, no mínimo, quatro pavimentos ou altura de 12m a partir do nível do térreo devem ser instalados dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual a serem utilizados nos serviços de limpeza, manutenção e restauração de fachadas.

18.15.56.2 Os pontos de ancoragem devem:
a) estar dispostos de modo a atender todo o perímetro da edificação;
b) suportar uma carga pontual de 1500 Kgf;
c) constar no projeto estrutural da edificação;
d) ser constituídos de material resistente às intempéries, como aço inoxidável ou material de características equivalentes.

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O Ponto de Ancoragem com 1500 Kgf é suficiente?

Quando o texto menciona suportar uma carga pontual de 1500 kgf, estamos falando de uma carga dinâmica ou estática?

A carga dinâmica é aquela provocada por um corpo em queda. E a carga estática é aquela provocada por uma ancoragem ou fixação de um peso como a instalação de um equipamento do tipo balancim, elevadores, andaime suspenso ou cadeirinha.

Ou seja, pode ser suficiente para determinadas situações, mas não podemos generalizar. É preciso entender todas as reações e decomposição dos esforços gerados, e interpretar as suas reações conforme mencionado no post anterior com dicas 1 e 3 do artigo “Dicas Para o Seu Projeto de Linha de Vida Horizontal”

Outra dúvida é sobre o teste da ancoragem. O texto não fala sobre procedimento de teste, especificando a quantidade de pontos que devemos testar, como devemos testar, o tempo e a carga que devemos aplicar.

Ou seja, devemos seguir sempre as orientações do fabricante. Estas orientações devem estar descritas conforme a compatibilidade do projeto e da documentação da instalação dos pontos de ancoragem.

Lembrando que se o fabricante fornecer a orientação da realização de um teste de carga com 1.500 kgf ou outra carga, no ponto de ancoragem, todo o sistema de ancoragem, com os respectivos elementos de fixação e a própria estrutura devem estar dimensionados para suportar a respectiva carga de Portanto, todos os elementos da estrutura (a haste ou barra roscada, o concreto, a estrutura, o adesivo ou chumbador químico e o próprio olhal de ancoragem) devem estar dimensionados corretamente.

Orientações Finais

Uma ancoragem pode ser forte o suficiente e especificamente aprovada para içar um equipamento, içar uma carga ou promover a segurança durante o trabalho em altura. Mas se instalada incorretamente ou em um material fraco, ela será comprometida e poderá falhar.

É por isso que o teste de carga após a instalação é tão importante para garantir a segurança da fixação. O teste de carga pode ser utilizado para:

Validar a instalação do sistema de ancoragem, atendendo a inspeção inicial;
Revalidar a instalação anual ou em intervalos menores, atendendo a inspeção periódica;
– Garantir o desempenho estrutural.

É IMPORTANTE LEMBRAR que os pontos de ancoragem de equipamentos e os PONTOS DE ANCORAGEM de segurança devem ser independentes!

Felipe Duarte

Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, especializado em projetos de Linha de Vida e Ponto de Ancoragem. Diretor Financeiro e Administrativo da Ranger SMS.

Este post tem 11 comentários

  1. Luiz Bruno

    Gostei da clareza das informações.

    1. Felipe Duarte

      Que bom ter atingido a sua expectativa, Luiz Bruno.
      Ficamos a disposição para poder contribuir sempre com a maturidade do nosso mercado de atuação.

  2. Roberto Almeida

    Execelente e esclarecedor artigo. Parabéns.

  3. Paulo Lobo

    Excelente artigo!!!

  4. dimas

    muito bom mesmo

  5. Marco

    Olá, eu tenho uma dúvida, com relação a este tema.
    Quando eu aplico força no ponto de ancoragem, por exemplo 1500kgf, esse ponto está sendo exposto a uma carga limite, eu não estou prejudicando a resistência do ponto, devendo esse ser descartado?
    E realizando isso a cada revalidação, forçaria ainda mais.
    Essa é uma dúvida que tenho!

    1. Felipe Duarte

      Essa sua colocação é uma discussão que sempre surge no meio dos instaladores. Defendemos a ideia de que a frequencia da aplicação dos 1.500 kg esta muito próximo de um teste destrutivos. Existem locais que isso não será problema, porém em outros locais, podemos iniciar um frocesso de fragilização que acarretará no colapso. O fabricante de maior gabarito técnico em ancoragem, no Brasil é a Bonier, e eles falam exatamente isso.
      Essa questão deve ser mais debatida, pois precisamos responder o que realmente estamos testando e como devemos testar.
      Aplicar a carga, sem um procedimento definido, não vai nos levar a grandes conclusões.
      Mas atualmente aplicar uma carga de 1.500 kgf é a pratica do mercado brasileiro.

  6. Lindemberg

    Bom dia caro colega de profissão, Eng.º Felipe. foi muito bom o feedback de informações técnicas ocorridas na CONEST em Recife. Eng.º Lindemberg.

  7. Carlos Quaresma

    Bom dia , tenho uma dúvida referente ao teste de carga.
    Existe um tempo mínimo e um tempo máximo de minutos na execução do teste de arrancamento?

    1. Juliana Almeida

      Bom dia Carlos, tudo bem?

      Na prática do mercado é realizado em 1 min depois de estabilizar a carga de referência.
      Se passar um tempo maior, não é problema, pois o teste não deve ser destrutivo.

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