Você está visualizando atualmente Mosquetão para Trabalho em Altura e Resgate
mosquetão

Mosquetão para Trabalho em Altura e Resgate

Perguntas comuns sempre surgem quando falamos em mosquetão para o trabalho em altura:

dúvida mosquetão

  • Devo escolher um mosquetão em alumínio ou em aço?
  • Qual dos dois citados acima é o mais resistente?
  • Qual o modelo ou tipo (desenho) de mosquetão devo utilizar?
  • Quanto custa cada modelo?

Para sanarmos algumas dúvidas, faremos uma breve explanação com base nas perguntas.

Quanto à composição ou liga metálica utilizada, a escolha do material dependerá de critérios como: o ambiente a ser utilizado, pois em locais litorâneos ou de muita umidade, aconselha-se o uso de mosquetões em duralumínio (comumente chamado de alumínio). Isso por ter uma maior resistência a oxidação, diminuindo assim os custos de tempo e trabalho com manutenção, tendo em vista que o de aço carbono oxida rapidamente, exigindo uma menor periodicidade na manutenção.

Já com relação à resistência, ambos terão uma alta capacidade de carga, normalmente superior a 22 KN ou 2200 kgf em seu sentido longitudinal. Não será a espessura ou qualquer outra aparência que dirá a carga, mas sim, a tecnologia aplicada no equipamento, variando de fabricante para fabricante.

 

Aprofunde o seu conhecimento e seja um especialista no trabalho em altura:

CLIQUE AQUI e veja o nosso Curso de Inspetor de EPI de Trabalho em Altura e Resgate
CLIQUE AQUI e acesso o nosso Curso de Supervisor de Trabalho em Altura.

 

A dúvida relacionada ao modelo dependerá da aplicabilidade do mosquetão. Normalmente os mosquetões são nos formatos “D”, “X” (OVAL), e “PÊRA” (HMS). Na maioria das atividades industriais, seja da construção civil, chão de fábrica ou naval, os modelos D e Oval, atendem satisfatoriamente.

O modelo D, tem a característica de direcionar as cordas, fitas ou cabos para as extremidades juntas ao dorso (parte contrária ao gatilho), onde apresentam maior resistência. Já o mosquetão Oval, permite o trabalho com equipamentos que possuem placas em paralelo (polias, roldanas, punhos blocantes, entre outros).

Mosquetão de Rosca Manual ou Trava Automática ?

É importante conhecer os dois travamentos mais convencionais, os de rosca manual e os de rosca automática. O primeiro mais barato e comumente achado no comércio varejista. Garante o seu perfeito funcionamento apenas quando fechado e rosqueado manualmente. Porém, esse fator nem sempre é respeitado pelos colaboradores de menor nível de instrução no assunto. Já o segundo, uma vez manutenido, garantirá um fechamento e um travamento rápido e seguro, evitando possíveis acidentes relacionados ao travamento.

CLIQUE AQUI e fique ligado na nossa agenda de cursos.

Por último falamos dos valores aplicados no mercado. Os mosquetões ovais e D são mais comuns e de menor valor. Eles podem variar por marca de R$ 30,00 a R$ 120,00. Tudo dependerá das características citadas: alumínio ou aço, oval ou D, rosca manual ou automática, sendo mais caras, as segundas.

O recomendável é que o profissional de compras, antes realizar o pedido, busque amostras realizando visitas técnicas aos fornecedores. Isso para que juntamente aos profissionais técnicos com maior entendimento avalie e aprove os itens a ser adquiridos. Fica mais uma dica da Ranger SMS  a todos os profissionais de trabalho em altura e resgate!

Equipe Ranger SMS

Nosso Negócio é garantir a segurança e saúde do trabalho em atividades de alto risco. Somos um centro de referência em segurança e saúde do trabalhador, fornecendo a melhor equipe e inovando conceitos.

Deixe um comentário