Você está visualizando atualmente Como fazer Inspeção do Trava Quedas Retrátil
A importância de fazer a inspeção do trava quedas retrátil.

Como fazer Inspeção do Trava Quedas Retrátil

A inspeção do trava quedas retrátil deve ser realizada para evitar surpresas, garantindo as condições adequadas de uso do equipamento. Por se tratar de um equipamento mecânico esta inspeção é compulsória pela norma técnica do equipamento e obrigatória pela legislação – isto garante segurança para todos os envolvidos.

O que é o trava quedas retrátil

O trava quedas retrátil é um elemento de conexão do Sistema de Proteção Contra Quedas (SPCQ) que tem por objetivo unir o ponto de ancoragem (troler + linha de vida) ao cinturão tipo paraquedista. Deste modo, o equipamento possui uma função retrátil e de trava automática, similar ao cinto de segurança de um automóvel. Está função é acionada por uma determinada aceleração e velocidade provocada por uma queda.

Esses dispositivos são calibrados para bloquear a queda livre em pequenos deslocamento, pois ele não permite que o trabalhador adquira velocidade ao entrar em queda livre, onde os cabos ou fitas acondicionados em um carretel retrátil são protegidos por uma caixa. Esse mecanismo permite a blindagem contra as intempéries do sistema retrátil e de frenagem do trava quedas.

Um dos componentes importantes do trava quedas retrátil é o indicador de impacto (sobrecarga) integrado ao mosquetão dupla trava do trava quedas retrátil. Sua função é sinalizar (normalmente através de uma fita vermelha) que o equipamento sofreu um severo esforço. Caso esta fita vermelha esteja visível o equipamento deverá ser retirado de operação. Após a retirada deverá ser enviado ao fabricante para substituição do mosquetão dupla trava por outro novo.

trava quedas retrátil

 

O que fala a ABNT Nº14628 “ Trava quedas retrátil ”

O que diz o Item 07 subparte r da ABNT Nº14628:

orientação de que o trava quedas retrátil deve ser enviado para revisão pelo fabricante ou empresa por ele indicada. O período entre revisões não pode exceder 12 meses.

Retirar o equipamento, substituir o equipamento ou parar a atividade, são algumas limitações e barreiras enfrentadas no processo de inspeção. Portanto, a inspeção requer uma solução prática que nem sempre está presente e ao alcance dos usuários – a exemplo da inspeção realizada em campo. Porém, a manutenção só é possível em uma bancada com ferramentas e treinamentos específicos.

Hoje a Ranger SMS é um dos embaixadores homologado pelo fabricante CONQUISTA PROFESSIONAL para realizar inspeção e manutenção no trava quedas retrátil Sekurblok 10 m , Karbor 6 m e Tiger 2,5 m disponíveis na região Norte e Nordeste. Com isso, todos os nossos projetos de linha de vida para carga e descarga de caminhão ou enlonamento, seguem com a especificação destes equipamentos afim de facilitar e garantir as respectivas inspeções e manutenção de todo o sistema.

Confira também: Por que devemos criar evidências da Inspeção Periódica dos Cintos Paraquedistas?

Tá, mais quando realmente deve ser feita?

Esta pergunta não tem uma resposta única. Desta forma, virá a ser somada da importância, exigida pela NR 35, da inspeção na aquisição do produto.

As datas de referência para inspeção podem ser:

• Data de fabricação do produto;
• Data de nota fiscal de aquisição do produto pelo usuário;
• Data do primeiro uso com o registro escrito ou digital.

A partir desta data deve ser feito um registro para a próxima inspeção – que pode ser em janelas menores do que 12 meses caso a exigência do produto seja muito grande ou o ambiente muito agressivo.

Não temos a cultura de registrar o primeiro uso do equipamento, salvo as empresa que têm processos já definidos. A data de nota fiscal muitas vezes não contempla uma rastreabilidade que identifique o lote e ou número de série do equipamento específico. Entretanto, a data de fabricação pode ser mais indicado devido ao fácil acesso ao registro e referência 0 zero.

Onde encontrar equipamentos para Trabalho em altura

Para  adquirir o seu trava quedas retrátil em Recife, João Pessoa ou Maceió, clique aqui para ver os preços dos nossos equipamentos da Conquista PRO ou solicite seu orçamento pelo e-mail contato@rangersms.com.br . E conte conosco para ter todo o suporte técnico afim de garantir a segurança dos trabalhadores da sua empresa.

 

Trabalho em altura e espaços confinados, só para quem tem a RANGER SMS .

 

 

 

Felipe Duarte

Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, especializado em projetos de Linha de Vida e Ponto de Ancoragem. Diretor Financeiro e Administrativo da Ranger SMS.

Este post tem 5 comentários

  1. Luis Alex

    Artigo muito bom!

  2. Luiz Sena

    Boa noite. Vocês fazem inspeção e manutenção de trava quedas na própria empresa? Se sim, atendem em MG?

    1. Felipe Duarte

      Luiz,
      Nós realizamos sim.
      Lhe enviamos um e-mail consultando a referência do seu equipamento e a quantidade, para podermos elaborarmos uma proposta comercial para a prestação deste serviço.

  3. Bianca Paiva

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se vocês atender no estado de SP?
    E se fazem inspeção em qualquer equipamento de Trava Quedas Retrátil? No caso tenho 4 equipamentos parados da marca Dully.

    Aguardo retorno.
    Obrigada

    1. Felipe Duarte

      Não atendemos o estado de SP com este serviço.
      No momento só temos a autorização das fabricas Ultrasafe e AMZPRO para realizar as inspeções dos travas quedas retráteis.

Deixe um comentário