Você está visualizando atualmente Áreas Classificadas: o que são e como identificá-las?
capa do blog o que são áreas classificadas e como identificá-las?

Áreas Classificadas: o que são e como identificá-las?

De acordo com o glossário da NR-20 (e também resumidamente citado na NR-10), áreas classificadas são áreas (locais, espaços, compartimentos e afins) nos quais uma atmosfera explosiva está presente ou na qual é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos.

O que é uma Área Classificada?

Descrevendo de maneira simples, uma área classificada é um local com grande possibilidade de formação de explosão devido à natureza da sua operação, material armazenado ou manuseado, tipo de instalação etc.

Então, fica entendível que de acordo com o conceito normativo, áreas classificadas são locais onde é provável a ocorrência de uma atmosfera explosiva.

Entendendo a Teoria do Fogo (Triangulo do Fogo)

Antes de entender quais são os pontos que levam a essa probabilidade de uma explosão, é necessário retornar a um conceito mais básico da teoria do fogo.

Para existir fogo, três elementos devem estar presentes (combustível, comburente e calor) reagindo em cadeia e em proporções ideais:

Ou seja, áreas classificadas obrigatoriamente terão a possibilidade da existência desses três elementos no ambiente, gerando risco de explosão. Conheça os elementos a seguir:

Comburente

Oxigênio, Cloro, Flúor e afins.

Combustível

Gasolina, Etanol, Tintas, Solventes, Poeira de grãos como milho e açúcar (isso mesmo, uma das características do açúcar é ser inflamável), entre outros.

Calor

Centelhas em equipamentos elétricos e eletrônicos, energia estática, fricção mecânica, etc.

O que é Faixa de Explosividade?

Além da existência dos elementos do triangulo do fogo, em uma área classificada é esperado que o combustível/inflamável presente naquele ambiente esteja dentro da sua faixa de explosividade, por isso este é o ponto chave que a norma cita na expressão:

“uma atmosfera explosiva está presente ou na qual é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos”.

Resumidamente, uma combustão/explosão só ocorrerá quando existir uma mistura ideal/explosiva. Ou seja, a concentração do agente está acima do L.I.I e abaixo do L.S.I conforme representado na figura abaixo:

Entenda o que são Zonas de uma Área Classificada

Dentro de uma mesma área classificada irão existir diferentes zonas de acordo com o seu potencial explosivo e base na sua natureza, concentração, frequência, entre outros fatores.

Divisão das Zonas em Áreas Classificadas:

As zonas são divididas em: Zona 0, Zona 1 e Zona 2 (para locais com gases e vapores inflamáveis ou combustíveis).

Para realizar a classificação dessas áreas assim como as zonas, deve existir um grupo multidisciplinar envolvendo todas os departamentos aplicáveis da planta (Segurança, Engenharia, Produção, Manutenção etc.) analisando detalhadamente as características do material, processo, instalações, equipamentos, ambiente e demais pontos aplicáveis.

Zona 20, Zona 21, Zona 22 (para locais com poeiras inflamáveis ou combustíveis)

Ilustração mostrando a classificação de áreas classificadas

> Confira o nosso calendário para os próximos cursos da Ranger SMS.

Cuidados que você deve ter

Nesses locais são necessários diversos cuidados para que essa provável explosão e suas consequências não venham a ocorrer, por exemplo:

  • utilizar somente equipamentos de acordo com a classificação dessa área/zona;
  • eliminar a geração e acúmulo de cargas estáticas;
  • eliminar o risco de formação de centelhas, faíscas;
  • dentre outros.

Esse conteúdo foi escrito por…

Victor Cavalcanti

Vitor é Instrutor da Ranger SMS, Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Profissional Civil, e Auditor ISO 45001.

Contato: victorcavalcanti_00@gmail.com

Instagram: @_victor.cavalcanti

Equipe Ranger SMS

Nosso Negócio é garantir a segurança e saúde do trabalho em atividades de alto risco. Somos um centro de referência em segurança e saúde do trabalhador, fornecendo a melhor equipe e inovando conceitos.

Este post tem 2 comentários

  1. Diego

    Corridindo, a Zona 2 é a area na qual uma atmosfera explosiva de gás não é provável de ocorrer em condições normais de operação, mas, se ocorrer, irá persistir somente por um curto período de tempo.

    Classificação de áreas sempre considera operação normal do processo. Condições anormais é contingência e emergência.

  2. Bombeiro Lenilson

    Parabéns pelo excelente material de fácil entendimento e com todas as informações necessárias , sem dúvidas quem criou o conteúdo conhece bem do assunto. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

Deixe um comentário