Durante os nossos Cursos de Supervisor de Trabalho em Altura, a prática de aferir pressão arterial é uma dúvida frequente dos gestores e supervisores de segurança do trabalho. Por este motivo, reunimos neste texto os motivos que evidenciam a importância de aferir a Pressão Arterial antes do Trabalho em Altura.
O que fala a Legislação Trabalhista?
De acordo com a Associação Nacional de Medicina Nacional (ANAMT), através de sua Sugestão de Conduta Médica Administrativo – SCMA N° 01/2004, diz o seguinte :
- O trabalhador que exerça suas atividades em altura deve se submeter a exames clínicos (anamnese e exame físico) voltado ás patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura.
- Nenhum exame complementar, apesar de útil e muitas vezes indispensável, inclusive EEG, ECG, eritrograma e glicemia de jejum, substituem o exame clínico.
Acesse a orientação por completo.
Portanto a legislação trabalhista não deixa claro a obrigatoriedade de aferir pressão para definir aptidão diária para trabalhos em altura, mas sim a importância de um exame admissional bem feito.
Contudo não descartamos o fato de ser uma boa prática a aferição de pressão antes de dar início as atividades, assim como, a realização de exames complementares.
Importância de aferir a pressão arterial para à Prevenção de Acidentes
A prevenção é um dos meios que temos como profissional de Segurança. Então, se pudermos identificar e antecipar os fatos, poderemos prevenir uma tragédia anunciada.
Sabemos que a pressão é ociosa, mas imagina a possibilidade de identificar um colaborador com a pressão alta antes de iniciar a sua atividade? Já excluirmos o colaborador de exercer aquele serviço, o qual o mesmo foi indicado para executar.
Confira os nossos Curso Especializados Para Gestores de Segurança.
Lembre-se que a recomendação é que aferir pressão seja feita por profissional na área de saúde, alguém habilitado para essa função.
E caso o trabalhador tenha problemas de pressão, é necessário um acompanhamento contínuo do setor de saúde, pois uma verificação pontual não garantirá a segurança dele.
Lembrando que nossa Norma Regulamentadora (NR) é vaga e subjetiva não nos deixa claro como uma obrigatoriedade, e sim como boas práticas.
Ainda tem dúvida sobre aferir pressão e quer aprender mais sobre a gestão do Trabalho em Altura? Participe do nosso curso de Supervisor de Trabalho em Altura – 40 horas.
Conteúdo Adicional
Confira o vídeo abaixo, publicado pelo SST É O CANAL com as orientações do Professor Mário Sobral do Jornal Segurito.
Neste vídeo ele comenta sobre as questões legais e as respectivas recomendações sobre o tema deste post.
Uma otima forma de alertar funcionários e empresas na prevenção da saúde.
É isso ai Ana. Precisamos fazer com que todos entendam que o porque as ações da segurança do trabalho é tão importante.
Excelente conteúdo 👏👏 Parabéns .
Obrigado Dinha. Estamos sempre disseminando os nossos conhecimento, afim de contribuir ao máximo com a segurança do trabalho.
Conteúdo muito bem redigido e de grande importância, parabéns!