Você está visualizando atualmente Benefícios de se capacitar como Supervisor de Trabalho em Altura
Supervisor fazendo trabalho de fiscalização.

Benefícios de se capacitar como Supervisor de Trabalho em Altura

É recorrente o questionamento da necessidade de ter um Supervisor de Trabalho em Altura para realização dessas atividades. Haja vista que muitas vezes essa função é negligenciada e deixada de lado por algumas empresas, devido a falta de compreensão sobre as vantagens e riscos de ter um profissional com esta qualificação na equipe.

Então, para desmistificar essa função, mostraremos os benefícios para provar o quão fundamental a função do Supervisor é para a realização do trabalho em altura.

Principais atribuições do Supervisor de Trabalho em Altura

O supervisor de trabalho em altura é o profissional que fiscaliza e observa as instalações da empresa e dos equipamentos utilizados para a execução do serviço, identificando e eliminando os riscos no serviço dos trabalhadores, tornando assim o trabalho em altura mais seguro e produtivo.

O que diz a Norma Regulamentadora 35 (NR-35)

A NR-35 fala que:

35.4.3  Todo trabalho em altura deve ser realizado sob supervisão, cuja forma será definida pela análise de risco de acordo com as peculiaridades da atividade.

Lembramos que um trabalho em altura seguro vai depender da gestão, capacitação e supervisão contínua.

Quer saber mais sobre todos os itens básicos de segurança em altura  NR35? Baixe a nossa cartilha digital  de trabalhos em altura. 

Conheça os benefícios de se capacitar como Supervisor de Trabalho em Altura

Listamos os principais benefícios e vantagens de se tornar um Supervisor de Trabalho em Altura. Confira a lista a seguir:

  1. O curso de Supervisor de Trabalho em Altura vai permitir o entendimento da gestão, do mapeamento dos postos de trabalho em altura, bem como, do gerenciamento de riscos. Estabelecendo, assim, as medidas de controle dentro da hierarquia do trabalho em altura. A supervisão é fundamentada nos programas, nas normatizações, nos procedimentos técnicos e operacionais;
  2. Você irá se aprofundar sobre os sistemas de proteção coletivo, sistemas de restrição e sistemas de proteção individual contra queda. Já que estes pontos são abordados profundamente no curso Supervisor de Trabalho em Altura;
  3. Irá adquirir conhecimentos específicos sobre inspeção de equipamentos, técnicas de ancoragem e de resgate;
  4. A parte técnica também não é deixada de lado. Durante o curso você também irá aprender: procedimentos técnicos para utilização dos dispositivos de retenção de queda; seleção do dispositivo de acordo com sua carga de trabalho nominal, e; ZLQ (Zona livre de queda). Estas técnicas vão ajudá-lo(a) evitar o uso inadequado do equipamento por parte do trabalhador autorizado;
  5. A administração da segurança no trabalho em altura depende da supervisão.

Ficou interessado em se capacitar como Supervisor de Trabalho em Altura? Clique aqui e confira nosso calendário de cursos.

Precisa de equipamentos para Nr35?  baixe agora o  Catálogo de produtos da Conquista Professional para saber mais, entre em contato conosco e solicite um orçamento. 

Luciano Santos

Técnico de Segurança do Trabalho, Bombeiro Profissional Civil, Especialista em Trabalhos em Altura e Espaços Confinados. Instrutor da Ranger SMS

Deixe um comentário